GESTÃO DE ATIVOS: CONHEÇA 7 MAIORES BENEFÍCIOS DESSA PRÁTICA

 

 

 

 

 

Toda boa empresa se apoia em alguma cultura organizacional que orienta seus processos, métodos e hábitos. Sendo assim, aproveitamos o tema para elaborar um artigo especial sobre o assunto, destacando a importância da gestão de ativos para a sua operação.

 

O nosso objetivo é demonstrar o impacto desse conceito e como você pode implementá-lo no cotidiano da sua empresa, aprimorando a segurança, a transparência e a responsabilidade compartilhada entre os membros da sua equipe. Então, não perca tempo e acompanhe!

O conceito e importância da gestão de ativos

A gestão de ativos é uma metodologia de controle e proteção aos bens da empresa, os chamados ativos. Entre outras coisas, o objetivo dessa gestão é manter uma supervisão detalhada sobre esses itens, quantificando, rastreando e atribuindo responsabilidades a quem os usa.

Além disso, é importante entender o que pode ser considerado um ativo. Segundo a ISO 9001:2015, os ativos são os bens sob controle de uma determinada empresa. O ativo pode ser tanto material como intelectual, tangível ou intangível, tal como dispositivos eletrônicos, contratos, patentes, marcas e afins.

Mas isso não é tudo, pois além de ser uma estratégia de proteção, essa gestão mantém um histórico detalhado sobre a experiência da empresa com os ativos. Esses registros contribuem para a noção gerencial, ajudando a empresa a entender o nível de gastos com a manutenção, modernização ou reposição de determinados itens.

Os 7 principais benefícios de uma boa gestão

Como pode ver, a gestão de ativos é um conceito importante para a eficiência operacional da empresa, pois estimula a preservação dos bens, provocando uma economia significativa no longo prazo. Agora, aproveite para conhecer os benefícios de uma boa gestão!

 

1. Qualidade de decisão

A vantagem mais imediata é a melhora na tomada de decisão. Com as informações levantadas por uma gestão eficiente, a empresa consegue ajustar suas expectativas em torno de novos investimentos. Por exemplo, imagine que você trabalha em um estúdio de animação e está diante de duas alternativas:

  1. adquirir uma máquina consideravelmente cara e sofisticada para acelerar a renderização;
  2. ou investir em publicidade.

Como pode notar, ambas as estratégias são importantes. É nesse momento que a gestão de ativos pode ser utilizada como um complemento da decisão, apontando o possível retorno com a aquisição da máquina.

Mas o contrário também pode acontecer! Afinal de contas, existirão momentos em que uma aquisição não será a melhor ideia para a situação da empresa.

2. Gerenciamento de riscos

Essa é uma ideia utilizada na etapa que antecede a gestão de ativos, quando a empresa planeja a implementação do conceito. A gestão de riscos compila uma série de condutas preventivas importantes, orientando a interação correta com os ativos e conscientizando os colaboradores sobre suas responsabilidades.

3. Economia

redução de custos costuma ser notada mais entre os períodos de médio a longo prazo. Basicamente, isso se torna possível por meio da quantificação e rastreabilidade dos ativos gerenciados pela empresa.

Digamos que a companhia ofereça uma série de tablets para que seus vendedores operem nas praças. Com um controle minucioso, incluindo registro, etiquetagem e rastreabilidade, a empresa consegue coibir desvios de conduta ou negligências, evitando furtos, perdas e afins.

4. Produtividade

O aumento da produtividade é um benefício mais subjetivo e costuma estar relacionado com a conscientização da equipe em torno das boas práticas de uso dos ativos. Nesse sentido, a gestão pode, estrategicamente, se aliar ao departamento de TI e limitar o software dos dispositivos, impedindo práticas que estimulem a ociosidade.

O mesmo grau de monitoramento pode ser utilizado em veículos. Como exemplo, empresas logísticas e grandes transportadoras equipam rastreadores nos caminhões, automatizando a supervisão dos períodos de pausa, trechos percorridos e velocidades realizadas.

5. Otimização do orçamento

Esse é um benefício complementar da economia, mas que serve mais ao departamento de contabilidade da sua empresa. Com um conhecimento detalhado sobre os preços de aquisição e a curva de depreciação de cada ativo, as empresas conseguem elaborar declarações mais precisas.

Inclusive, esse é o grau de informação que pode colaborar nas decisões de futuros investimentos em novos ativos. Além de aprimorar
diagnóstico financeiro da empresa, a gestão de ativos também colabora ao detalhar o controle de depreciação por departamento.

 

6. Sustentabilidade operacional

Além de melhorar sua oferta de produtos e serviços, essa gestão direciona a sua empresa rumo à sustentabilidade. O melhor controle de compra, uso, reparo e substituição acaba implicando em uma operação mais sustentável, com melhor aproveitamento e menor descarte.

A solução da ASF Technology para implementar essa gestão

Por fim, chega o momento de conhecer a nossa abordagem para esse tipo de dilema. Caso não saiba, a ASF Technology é uma empresa referencial no desenvolvimento de soluções para o ambiente empresarial, criando plataformas de gestão capazes de combinar agilidade, padronização e segurança.

 

Especialmente para esse tipo de gestão, criamos o E-Ponto Ativo, um sistema completo para cadastrar, planejar e acompanhar os serviços de manutenção agendados. Além disso, nossa ferramenta ainda permite que você emita documentos, cronogramas, alarmes, gráficos e históricos.

 

Completamente online, o E-Ponto Ativo oferece uma interface leve e intuitiva, centralizando todos os dados dessa gestão em um painel online. Além disso, a solução é multiplataforma, o que significa que você pode acessá-la tanto de um navegador como do aplicativo instalado em seu celular ou tablet.

 

Essa versatilidade aumenta o seu controle gerencial, permitindo que você acompanhe a gestão de onde quer que esteja. Assim, é possível acompanhar a entrada e os processos de manutenção preventiva, corretiva e técnica de todos os dispositivos, assegurando a máxima durabilidade para cada um deles.

 

No fim das contas, a solução acaba refletindo em um aumento da eficiência operacional da sua equipe, reduzindo problemas técnicos, reduzindo custos de manutenção e substituição no longo prazo e aumentando a produtividade da sua equipe, seja no escritório ou no campo.

 

Agora que você reconhece a importância da gestão de ativos para os seus resultados, aproveite o momento para conhecer mais sobre essa e outras soluções. Para isso, basta acessar o nosso portal e entrar em contato!

Aproveite e conheça o e-Ponto Ativo! Nosso sistema permite que você cadastre através do aplicativo todos os ativos que possui, permite registrar qualquer tipo de entrada relativa aos serviços de manutenção realizados em equipamentos da empresa. Ele permite, ainda, o planejamento e o acompanhamento de serviços de manutenção agendados. www.epontoativo.com.br